Primeira etapa do trecho de quase 30 km das rodovias iniciará ainda neste ano, com aporte de R$ 10 milhões. Ampliação deverá ser concluída até janeiro de 2026. Projeto foi divulgado durante reunião-almoço da CIC, em Caxias do Sul
O diretor-presidente da concessionária CSG, Ricardo Peres, foi o convidado desta segunda-feira (18) da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). No encontro, o dirigente apresentou o vídeo do projeto viário da duplicação de 10,96 quilômetros da ERS-122, entre os km 69 e 80, que contorna Caxias do Sul. Outra rodovia que será duplicada é a RSC-453, pegando 18 quilômetros de extensão, no trecho dos km 101 e 119, entre Garibaldi e Farroupilha.
A previsão é de que a primeira etapa das obras inicie até o fim deste ano, devendo ser concluída até janeiro de 2026. O investimento estimado é de R$ 10 milhões. Os recursos privados aplicados nas obras são frutos da arrecadação dos pedágios nas estradas administradas pela CSG.
“A duplicação destas rodovias é fundamental para o desenvolvimento da região, e o que mostramos aqui, de forma objetiva é o início de uma transformação na malha viária da Serra Gaúcha. Os desafios são muito grandes, mas tudo está sendo realizado conforme o cronograma estabelecido pelo contrato e executado pela concessionária”, garantiu Peres.
Com a duplicação do contorno urbano de Caxias do Sul, os bairros Samuara, Cidade Nova, São Giácomo, Monte Ibérico, Santa Catarina, Nossa Senhora da Saúde e Pioneiro, serão beneficiados com as melhorias. Já em Farroupilha, os bairros Nova Milano e Emboaba sentirão os avanços com as obras. As intervenções ampliarão a infraestrutura da rodoviária da Serra Gaúcha, gerando oportunidades de negócios, facilidade no escoamento dos produtos tanto industrializados como agropecuários, além da fluidez e segurança para quem viaja a turismo ou a trabalho.
Gabriel Fajardo, secretário-adjunto de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul, valorizou o trabalho em conjunto da concessionária com o poder público. Segundo ele, o governo é responsável por fiscalizar os trechos concedidos, propor melhorias e dialogar com a sociedade sobre os avanços na infraestrutura.
“Em pouco mais de um ano, o saldo é muito positivo. A concessionária está empenhada em melhorar as estradas e o que foi apresentado aqui reforça esse compromisso. Outro aspecto que destaco é a busca por inovação pela CSG, que trouxe o modelo free flow para o Estado em substituição às praças de pedágio”, citou.
Também participaram da reunião-almoço o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, e o presidente da CIC, Celestino Loro.
Cronograma da ERS-122
Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 69 a km 80 da ERS-122, entre o viaduto Torto e o contorno de Caxias do Sul
- km 71 - rótula alongada interligando a rodovia aos acessos dos bairros Samuara e Cidade Nova;
- km 71 - implantação de transposição em desnível permitindo a interligação entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova, com o cruzamento sob a rodovia duplicada;
- km 72 - rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova;
- km 74 - duplicação de ponte sobre o rio Tega;
- km 75 - rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros Monte Ibérico e Santa Catarina;
- km 77 - implantação rotatória alongada (próximo a Brasdiesel Scania);
- km 78 - transposição em desnível, possibilitando o tráfego entre os bairros Nossa Senhora da Saúde e Pioneiro para acessar a rodovia;
- km 79 e km 80 - construção de vias marginais.
Cronograma da RSC-453
Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 101 a km 119, da RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha
- km 103 - será implantada uma rótula alongada permitindo a interligação entre a localidade de Tamandaré, em Bento Gonçalves, e a cidade de Garibaldi;
- km 104 - rótula alongada será implantada, permitindo que as vias do bairro Nova Sardenha, em Farropilha, tenham acesso à rodovia;
- km 107 - transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias locais no sentido de Bento Gonçalves;
- km 109 - outra rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha, com a rodovia;
- km 113 - rótula alongada será construída, interligando a rodovia com a ERS-448
- Km 115 - rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha com a rodovia;
- km 115 a 117 - vias marginais serão construídas, permitindo o tráfego das vias locais sem acesso à rodovia
- km 117 - outra rótula alongada será construída;
- km 119 - transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias existentes na região.