Iniciativa garante a qualidade dos materiais nas obras de restauração e construção de rodovias no Vale do Caí e Serra Gaúcha. Unidade está localizada em Caxias do Sul, no bairro Monte Bérico
A CSG abriu recentemente um Laboratório de Controle Tecnológico em Caxias do Sul, no bairro Monte Bérico, a unidade passa a receber amostras de solo e pavimento asfáltico, além da análise de concreto que já é realizada desde setembro deste ano.
O laboratório será responsável pela avaliação de todos os materiais que serão utilizados tanto nos trabalhos de restauração como na conservação das estradas. A nova estrutura também servirá de suporte para a implantação de grandes obras que serão encampadas pela empresa ao longo de todo o período de concessão.
O engenheiro Ademilson Silva Moura, coordenador de Controle Tecnológico da CSG, explica que os testes são realizados de forma preventiva, para garantir a qualidade e durabilidade das obras realizadas pela concessionária.
“O nosso laboratório está passando por um processo certificação de qualidade baseado no ISO IEC 17025, para seguirmos trabalhando e aprimorando nossos processos. Os detalhes fazem a diferença no final de um projeto. Por exemplo, identificarmos se o concreto utilizado está com suas propriedades adequadas conforme dosagens previamente estudadas, garante a segurança e a estabilidade das obras realizadas. Outro exemplo são as análises realizadas nos solos que nos permite caracterizar e assim conhecer o tipo solo segundo a classificação e em que fase das obras podem ser utilizados. Esses estudos são de extrema importância, pois conseguimos evitar assim patologias futuras tais como erosões, buracos e crateras nas estradas”, salienta.
Um dos grandes diferenciais do Laboratório de Controle Tecnológico da CSG é a unidade móvel, que vai diretamente até as obras para coletar materiais como concreto e asfalto. O procedimento garante agilidade no processo, permitindo que, em alguns casos, os resultados sejam obtidos de forma instantânea.
“Como alguns dos insumos são fornecidos por outras empresas, os testes realizados pela unidade móvel asseguram que os materiais que chegam nos canteiros de obras atendam aos padrões de qualidade exigidos nos projetos. Além desta estrutura também é fundamental a capacitação dos nossos profissionais com base nas normas técnicas para cada tipo de ensaio realizado e assim garantir rodovias mais seguras e em excelentes condições”, finaliza.
Como funciona?
O laboratório de concreto verifica as características mecânicas do material moldado nas obras de arte especiais, utilizados em pontes e viadutos, dispositivos de drenagem e nas barreiras “New Jersey”. Na área de análise de solos são verificadas as características físicas e mecânicas da sua composição. O serviço permite também identificar os tipos de solos com maior susceptibilidade a erosão, e na fase de aterramento ajuda a prevenir que no local se formem buracos ou crateras. A área de Asfalto e Ligantes Asfálticos realiza ensaios detalhados das misturas asfálticas, avaliando propriedades físicas, químicas e mecânicas da mistura que será utilizada para realização do revestimento asfáltico das nossas rodovias.
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas concedidas da CSG representa 271,5 km. A concessionária é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).
As rodovias estaduais fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.
Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.