Concessionária que administra 271,5 km de rodovias no Vale do Caí e na Serra Gaúcha reforça a necessidade de que carros a serviço público estejam identificados para que usufruam da passagem pelos seis pórticos de cobrança eletrônica
A concessionária CSG reforça a necessidade de cadastramento de veículos oficiais para a isenção das tarifas de pedágio free flow. Nesta semana, órgãos públicos receberam e-mail da companhia comunicando novamente a importância do registro. A ação conta com parceria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na conscientização de prefeituras do Estado.
Podem usufruir da gratuidade contratual carros oficiais, devidamente identificados, que estejam a serviço da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de corpo diplomático, de bombeiros voluntários e ambulâncias. A isenção está de acordo com a Resolução SELT nº 04/202, Decreto nº 53.490/2017 e Lei nº 14.875/ 2016.
Atualmente, 11.869 veículos estão isentos com cadastro ativo na CSG. O Estado do Rio Grande do Sul tem mais órgãos registrados, seguido de Santa Catarina e Paraná. Para todos os cadastrados há ainda necessidade de renovação, que precisa ser feita em 12 meses para placas oficiais e em quatro meses para carros oficiais locados a serviço.
Desde 30 de março deste ano, estão em operação, em todo trecho de concessão, seis pórticos de pedágio free flow, com cobrança eletrônica e sem cancelas. Eles estão localizados em Antônio Prado (ERS-122 km 108,2), Capela de Santana (ERS-240 km 30,1), São Sebastião do Caí (ERS-122 km 4,6), Ipê (ERS-122 km 151,9), Farroupilha (ERS-122 km 45,5) e Carlos Barbosa (ERS-446 km 6,5). A cobrança é nos dois sentidos das rodovias.
Para realizar o cadastramento, os órgãos oficiais devem acessar o site https://www.csg.com.br/veiculos-isentos, preencher o formulário e apresentar a documentação solicitada. Para mais informações, a CSG disponibiliza o telefone 0800.122.0240 e o e-mail [email protected].
FOTOS
Legendas 1: Para que veículos oficiais tenha gratuidade no pedágio free flow é preciso cadastramento junto à concessionária CSG
Crédito: CSG, divulgação