Concessionária CSG já realizou roçada e coleta de resíduos em 180 km apenas nos meses de janeiro e fevereiro. Intervenções como implementação de túneis e retirada do acúmulo de água da pista reduzem acidentes e ajudam na conservação das estradas
Um dos maiores perigos nas rodovias em períodos de chuvas volumosas é o acúmulo de água da pista, que pode provocar diversas ocorrências de trânsito. Outros elementos, como mato e descarte irregular de lixo às margens das estradas também causam riscos à população. Para evitar acidentes e garantir mais segurança aos motoristas, a concessionária CSG tem realizado obras de drenagem, de roçada e limpeza desde que assumiu, há um ano, a administração dos 271,5 km de rodovias nas regiões do Vale do Caí e da Serra Gaúcha.
Somente nos dois primeiros meses de 2024 foram mais de 180 km de extensão de coleta de lixo e roçada. Foram realizados ainda 142 trabalhos de limpeza de drenagem profunda, que é a canalização subterrânea para coletar e transportar grandes volumes de água para longe de uma área específica. As equipes da concessionária também limparam quase 7 km de drenagem superficial, que é o acúmulo de água na pista, acostamento ou áreas costeiras.
Segundo o engenheiro civil Sandro De La Torre, gerente de Manutenção da CSG, ambos os tipos de drenagem são fundamentais para evitar acidentes que envolvem aquaplanagem, colisão traseira, entre outros. Ele explica que a drenagem profunda é eficaz no gerenciamento de grandes volumes de água em áreas urbanas e densamente povoadas, enquanto a drenagem superficial é mais adequada para regiões rurais ou suburbanas, com menor densidade populacional e topografia mais favorável.
“As obras de limpeza e drenagem precisam ser constantes para dar segurança aos clientes. Somente neste ano já implantamos 757 metros de elementos drenantes, como túneis, galerias e poços. Também reconstruímos 335 metros de drenagem superficial. Em períodos de muita chuva essas intervenções ajudam a melhorar as condições de trafegabilidade em trechos onde pode ter acúmulo de água”, aponta.
Roçada e retirada de lixo
Assim como a drenagem, os serviços de roçada e de limpeza são fundamentais para evitar acidentes. Em 2023, foram recolhidas 143 toneladas de resíduos das margens das rodovias.
O gerente de Manutenção da CSG explica que roçada regular das margens das estradas não é apenas uma questão estética, mas uma medida essencial para garantir a visibilidade adequada dos motoristas.
“A vegetação alta e densa ao longo das rodovias pode obstruir placas de sinalização, reduzir a visibilidade de curvas e interseções e até mesmo esconder obstáculos inesperados, representando um sério risco de acidentes”, alerta De La Torre.
Além da segurança viária, segundo o engenheiro, a limpeza da faixa de domínio também desempenha um papel fundamental na conservação ambiental e também na prevenção da dengue, já que elimina o acúmulo de água parada. Ele acrescenta que a vegetação descontrolada nas margens das estradas pode abrigar pragas, favorecer a proliferação de animais silvestres perigosos e contribuir para incêndios florestais, especialmente em períodos de seca.
Áudios do engenheiro civil Sandro De La Torre, gerente de Manutenção da CSG, sobre a importâncias das obras de drenagem e roçadas para a conservação e seguranças das rodovias