Dados da CSG apontam redução de 7,5% para 4,1% de motoristas não pagantes em seis meses. Mais de 60% dos clientes realizam o pagamento por tag. Previsão de novos pórticos e valor das tarifas estão em estudo através do sandbox regulatório em vigor até 2025
A implantação do primeiro pedágio eletrônico free flow no Rio Grande do Sul, pela concessionária de rodovias CSG, completa um ano neste domingo (15) com números que atestam a eficiência do sistema. Após 12 meses da operação do pórtico localizado na ERS-122, km 108,2, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, 296,3 mil clientes e 424,4 mil veículos já se cadastraram nas plataformas de pagamento da companhia. A concessionária é a primeira empresa do país a operar todo o trecho administrado com cobrança digital.
Outros dados que comprovam a eficácia são a redução do número de inadimplentes e o percentual de motoristas que utilizam meios eletrônicos para o pagamento do pedágio. Quando entraram em operação os demais cinco pórticos de cobrança (veja a lista abaixo), em 30 de março de 2024, o índice de não pagantes no prazo legal era de 7,5%. Seis meses depois, em outubro, o número já havia caído para 4,1%.
Ainda de acordo com a CSG, atualmente, 62% dos pagamentos eletrônicos são realizados por meio de tag e os demais 38% pelas plataformas da concessionária (aplicativo CSG FreeFlow, site e bases de atendimento). Nos últimos três meses, a procura presencial por esclarecimento nas bases de atendimento ao cliente reduziu 35%, o que demonstra maior familiaridade com o sistema.
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, faz um balanço positivo do pedágio eletrônico free flow após um ano de implementação do primeiro pórtico e às vésperas de completar nove meses de operação dos demais cinco pontos de cobrança nas rodovias estaduais. O dirigente ainda lembra que o modelo foi amplamente discutido com o poder público e a população.
“Com diálogo e estudos técnicos nós temos aprimorado cada vez mais a eficiência do sistema de pedágio eletrônico e demonstrado à população a simplicidade e praticidade do modelo, evitando paradas e filas em praças de pedágio convencionais, não mais existentes nos trechos que administramos, além da expressiva redução de danos ao meio ambiente”, destaca.
Peres ratifica que a CSG foi amplamente favorável ao aumento do prazo de pagamento de 15 para 30 dias após a passagem pelos pórticos estabelecida pela resolução nº 1013/2024, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ele afirma que outras melhorias previstas no sandbox regulatório, que está em vigor até o final de 2025, como a ampliação do número de pórticos que reduzirá as tarifas cobradas nos pedágios eletrônicos atuais, tornando mais justo o que se cobra pela extensão do trecho que é usado pelos clientes que passam pelas rodovias.
“Tudo que vier para aperfeiçoar este modelo nós pretendemos viabilizar para beneficiar a população. A tecnologia deve servir para facilitar a vida das pessoas e o nosso desafio, por sermos a primeira concessionária a operar 100% com o modelo de pedágio eletrônico no Brasil, é fazer com que os clientes possam se adaptar ao sistema que muito em breve passará a ser utilizado em outras rodovias do país”, afirma Peres, lembrando que, além do Rio Grande do Sul, a tecnologia já é utilizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Como efetuar o pagamento do pedágio eletrônico free flow?
Onde estão os pedágios do free flow no RS e os valores das tarifas*
- ERS-122 / km 4,6 (São Sebastião do Caí) - R$ 12,30
- ERS-122 / km 108,2 (Antônio Prado) - R$ 8,60
- ERS-122 / km 151,9 (Ipê) - R$ 8,60
- ERS-240 / km 30,1 (Capela de Santana) - R$ 9,00
- ERS-122 / km 45,5 (Farroupilha) - R$ 10,70
- ERS-446 / km 6,5 (Carlos Barbosa) - R$ 9,90
* Tarifas básicas para a categoria 1 (automóvel, caminhonete e furgão)